quarta-feira, 3 de julho de 2013

MÔNICA BERGAMO: 'PORTA ABERTA'


PORTA ABERTA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 03/07

As micro e pequenas empresas, que há meses lideravam a criação de empregos no Brasil, foram as únicas que conseguiram criar novas vagas no mês de maio. Enquanto a situação nas companhias médias e grandes se deteriorava, com a extinção de 11 mil postos de trabalho, as miúdas contrataram 80.277 pessoas.

NO CAMPO
O levantamento, feito pelo Sebrae, mostra que 43% das vagas foram abertas no setor de serviços. E também nas regiões Sudeste e Nordeste. Para o presidente da entidade, Luiz Barretto, a Copa das Confederações pode ter ajudado a impulsionar as contratações em cidades que receberam os jogos, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife.

PERGUNTA
O relato da roteirista Carolina Kotscho, denunciando a omissão da PM no socorro a ela e à sua filha, que nasceu em casa em abril, num parto prematuro, levou a Secretaria da Segurança de SP a abrir uma investigação sobre o comportamento dos policiais. O governo diz que nenhuma resolução oficial os impede de prestar atendimento de emergência quando necessário.

RESPOSTA
Os policiais ouvidos disseram que chegaram ao apartamento dela e encontraram um médico que dizia que a criança não corria risco imediato. Por isso, optaram por esperar uma ambulância do Samu, que acabou demorando para chegar à residência.

SISTEMA SKAF
A pré-candidatura de Paulo Skaf (PMDB-SP) ao governo de SP, com 16% das intenções de voto, segundo o Datafolha, já sofre bombardeio em seu próprio partido. "Ele pode fazer propaganda política com dinheiro do Sistema S, até com ataques ao Congresso Nacional? Temos que discutir isso", diz Eduardo Cunha, líder do partido na Câmara dos Deputados.

COMPETIR É PRECISO
Skaf é presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP) e responsável pelo Sesi e pelo Senai, que integram o Sistema S. E já estrelou campanhas de TV pedindo, por exemplo, a aprovação da MP dos Portos. "Todas as minhas ações como presidente da Fiesp, do Ciesp, do Sesi e do Senai visam defender a competitividade do Brasil", diz ele.

FISCAL
Segundo Cunha, a discussão ganhará fôlego na aprovação da LDO, a lei orçamentária do governo, de 2014. Danilo Forte, do PMDB do Ceará e relator da proposta, confirma: "As entidades do Sistema S receberam, só em 2011, mais de R$ 21 bilhões, recursos públicos que são gastos sem fiscalização do Congresso Nacional. Isso precisa mudar", afirma ele.

STAND UP NÃO
O teatro Eva Herz escapou às mudanças na nova fase da Livraria Cultura, com a entrada do fundo Mezanino, que detém 25% do negócio. "Pressões sempre há, mas temos conseguido manter um teatro de qualidade, com peças a que eu gostaria de assistir", diz o ator Dan Stulbach, diretor artístico do espaço há cinco anos. Segundo ele, o público tem respondido: "Ás vezes mais, às vezes menos".

STAND UP NÃO 2
O livreiro Pedro Herz confirma que a programação do teatro seguirá na mesma linha. Em relação às demissões de 40 vendedores da unidade da av. Paulista, o empresário diz que "foram substituições naturais. Todo mundo está olhando custos. Estamos em expansão, contratando 200 funcionários".

NOVA FORMAÇÃO
O MPB 4 lança o CD "Contigo Aprendi" no auditório do Ibirapuera, no dia 13, com Paulinho Pauleira se apresentando pela primeira vez em SP no lugar de Magro Waghabi, morto no ano passado.

EMERGÊNCIA FASHION
A "Elle" chinesa dedicará 30 páginas ao Brasil em novembro. A estrela do ensaio será a top Renata Kuerten. Além de marcas como Lenny e Osklen, a revista traz editorial sobre o Rio.

ELA NÃO ANDA, ELA DESFILA
Diferentemente de Patricia, sua personagem em "Amor à Vida", da TV Globo, a atriz Maria Casadevall, 25, diz não ser fashionista.

"Fico encantada com o figurino da novela, mas sou muito desligada no quesito moda. Sou muito básica", afirma ela, que posou para a nova edição da revista "Estilo".

Paulistana que já morou na Austrália e na França, ela integra desde 2009 o grupo teatral Os Satyros. E está em seu segundo papel na TV. Em 2011, fez a série "Lara com Z".

Com o ritmo de gravações, a atriz não tem tido tempo para sentir a repercussão do trabalho. "Passo muito tempo no estúdio, mas estou feliz."

TERRA DE GIGANTES
Frederico Curado, presidente da Embraer, foi o principal homenageado da premiação Melhores e Maiores 2013, da revista "Exame" (Abril). Fábio Barbosa, presidente da editora, recebeu anteontem na Sala São Paulo os empresários Daniel Feffer (Suzano), Flávio Rocha (Riachuelo) e Patrícia Birman (Arezzo).

SALVE TOM
Roberta Sá e João Bosco cantaram composições de Tom Jobim no show da turnê do Prêmio da Música Brasileira, no teatro Geo. Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan e Zé Renato também subiram ao palco. O ator Murilo Rosa foi o apresentador da cerimônia.

CURTO-CIRCUITO
O espetáculo de dança "OroborO" estreia hoje, às 20h, no teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. Livre.

A livraria Martins Fontes agora ocupa o espaço da livraria da Vila na Casa do Saber da rua Mário Ferraz.

O cantor Naldo Benny grava DVD hoje à noite no Credicard Hall. 14 anos.

O VivoEncena faz amanhã sessão da peça "Rain Man" para ONGs de autismo, no teatro dos Quatro, no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...