sexta-feira, 12 de julho de 2013

LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS' A VOLTA DAS ÁGUAS DO TSUNAMI'


A volta das águas do tsunami - LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS

FOLHA DE SP - 12/07

Com o país sofrendo um surto inflacionário grave, o choque no câmbio não pode ser visto como algo positivo

Uma das lições que aprendi na leitura tardia de Alexis de Tocqueville foi entender a influência do chamado acaso nos acontecimentos sociais e políticos no mundo em que vivemos.

Segundo o pensador francês, o acaso muitas vezes é confundido com a incapacidade dos analistas de acompanhar certos acontecimentos secundários e que, em determinado momento, entram em sincronismo e aumentam a amplitude de eventos que ocorreriam normalmente.

Se essa dinâmica já podia ser identificada no mundo do século 19, imagine no mundo interligado de hoje.

É o que acontece na virada do semestre neste 2013 tão complexo para nós, brasileiros.

Existe entre os analistas da economia, da política e do comportamento social uma tentativa de fugir da análise simplista do acaso para explicar a mudança radical que foi vista nas últimas semanas: um povo pacífico vai às ruas para cobrar de seus líderes políticos uma mudança de comportamento ético, sem ter de forma clara uma agenda a ser seguida.

Isso depois de pelo menos seis anos de certo bem-estar coletivo expresso no apoio em massa ao governo Lula e ao de sua sucessora, Dilma Rousseff. Gostaria de dar minha contribuição a essa busca de entendimento, que é tão importante.

Na minha coluna de 14 de junho, escrevi, ainda sob o impacto da então recém-publicada pesquisa do Datafolha que mostrava a primeira queda da popularidade da presidenta Dilma, que isso ocorria por questões econômicas.

Citava principalmente a aceleração da inflação e seus efeitos sobre o bem-estar presente --e o sentimento de insegurança futura--, que começavam a atingir a chamada nova classe média.

A perda de confiança do consumidor estava clara nos índices captados por institutos privados como a Fundação Getulio Vargas.

Fazia eu também um diagnóstico sobre as causas da perda de energia da economia brasileira nos primeiros dois anos do governo Dilma.

Ressaltava o erro cometido pelo governo em não entender que a política econômica dos anos Lula tinha se esgotado e que a falta de investimentos --privados e públicos-- em áreas importantes do tecido produtivo estava levando a um estrangulamento da oferta.

Nessa situação, a insistência no estímulo ao consumo apenas exacerbava a perda da credibilidade da política fiscal do governo e, principalmente, um aumento perigoso na inflação.

De lá para cá, esse quadro ficou ainda mais claro, com a revisão para cima das expectativas da inflação e para baixo do crescimento econômico neste ano e em 2014.

Com isso, a tendência de aumento dos rendimentos reais dos brasileiros, que ocorria desde 2004, foi interrompida de forma definitiva.

Nos quatro anos do governo Dilma --a verificar as previsões de hoje para o crescimento do PIB em 2013 e 2014--, as medidas mais importantes de renda per capita mostrarão uma estagnação clara. Muito parecido com o que aconteceu no segundo mandato do governo FHC, depois que o apagão forçou uma recessão econômica importante.

Nesse quadro econômico, preocupa o analista o aparecimento no horizonte de uma nova crise externa que chega aos países emergentes.

Para usar uma imagem criada pelo ministro Mantega, a do tsunami monetário gerado pelas políticas expansivas nos Estados Unidos e na Europa, estamos sofrendo agora os efeitos deletérios de uma volta das águas para o leito natural do mar de dólares, que é o mercado americano de títulos e ações.

Entre a cotação de R$ 1,70 por dólar que tínhamos em fins de fevereiro de 2012 e o possível teto de R$ 2,50 que poderá ser atingido se esse movimento continuar, teremos uma desvalorização de quase 50% em pouco mais de um ano.

Para uma economia que passa por um surto inflacionário grave por questões de desequilíbrio entre a oferta e a procura nos mercados de bens e serviços, um choque externo dessa dimensão não pode ser minimizado. Nem ser visto pelo lado positivo dos eventuais estímulos que ele cria para nossa combalida indústria via exportações maiores e maiores dificuldades para a entrada de produtos em nossos mercados
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...