quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MORREU FERNANDO LYRA

Fernando Lyra fez parte daqueles políticos auto denominados de centro esquerda, que participaram da luta contra a ditadura militar, apostando na frente democrática. Que abrigava , desde comunistas do PCB e os do B, a setores do empresariado nacionalista e até liberais, passando é claro, logo no final do processo, a abrigar no movimento os oportunistas de plantão, que ademais ainda estão no governo, pois são governo sempre.
Tinha um vozeirão, e junto com Jarbas, Marcos Freire, Roberto Freire, Marcus Cunha, Egídio Ferreira Lima e Thales Ramalho e muitos outros, compunham a resistência. Depois, junto com Arraes, que voltara do exílio, e membros do então criado PFL, da dissidência da ditadura, criaram a frente democrática, que possibilitara o fim da ditadura. Este foi o papel mais importante da história política de Lyra, como coordenador da frente democrática que elegeria Tancredo presidente, que não assumiria um dia sequer. O Brasil teve o azar de ter que aturar Sarney, que até agora não largou o osso, para a infelicidade nacional. 
Se Tancredo assumisse, provavelmente Fernando Lyra teria uma participação mais importante no governo. Tancredo era um conservador, por isso foi quebrando a resistência dos setores militares recalcitrantes.
Fará falta, pois o nível dos políticos e da política nestes tempos petistas, talvez seja um dos mais baixos da nossa já pobre história republicana. Depois da redemocratização, chegou a ser o candidato a vice de Brizola, uma grande decepção para o mesmo, pois perderia na sua cidade natal para Collor e Lula. Ou seja, mesmo com a fama de grande articulador político, pouco acrescentaria à candidatura Brizola. Que deixaria de ir para o segundo turno contra Collor, por menos de um mísero ponto percentual tirado por Lula. Depois se abrigaria no arraesismo. Ultimamente, talvez meio desiludido com a politicagem e os caminhos da nossa democracia, saiu de cena. Porém deixa saudades. Eram tempos em que acreditávamos que a liberdade e a democracia seriam suficientes para tirar o país do marasmo. Progredimos muito, decerto, mas ainda é preciso melhorar, e muito. Mas isso é para a nova geração. Que Deus nos proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...