terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PODRIDÃO


O senado ser presidido por Sarney, já é um caso sério de atentado às instituições democráticas, com o intuito de desmoralizar de vez o congresso nacional, base da democracia representativa. Sarney ser substituído por Renan Calheiros, tem sua lógica demoníaca, mas é um duplo absurdo. Tudo isso com a complacência do governo, e pasmem , de parte da oposição, que trocou a eleição de Calheiros pela liberação do ex governador Marcondes Perilo, inimigo figadal de Lula, e outro corrupto, investigado na pífia CPI do jogo, de Carlinhos Cachoeira, que deu em Pizza. O principal motivo foi que, se avançada as investigações, a bomba cairia nos governos Lula e Dilma, principais contratadoras da construtora DELTA, cujo presidente está envolvido até os ossos com Carlinhos Cachoeira, e o governo federal. É tanta a roubalheira, que ficamos desorientados sobretudo com a quantidade das falcatruas. E isto é apenas a ponta do iceberg, como sabemos.

IVO AMARAL E A CORRUPÇÃO


Tive a honra de receber aqui em casa o ex deputado e prefeito de Garanhuns Ivo Amaral. Rimos muito, quando disse que, frente a turma do PT, os membros da antiga ARENA, partido de sustentação da ditadura militar, eram uns santos. E eram mesmo. O próprio Ivo é um homem  de classe média, e mora na mesma casa em Garanhuns, há décadas. 
Comparando a qualidade dos políticos com os do passado, sobretudo na câmara de vereadores na década de cinquenta, apontava médicos, comerciantes e profissionais liberais afins, como homens bem mais qualificados do que os de hoje, que, segundo Ivo, só pensam em dinheiro e cargos para roubar simplesmente, ou comprar votos. E naquela época, vereadores não ganhavam quase nada, e as reuniões eram realizadas à noite, no fim dos expedientes oriundos das atividades profissionais dos mesmos. Antonio de Andrade, Usaid Canuto, Aloísio Souto Pinto, Luís Pereira Júnior, Fausto Souto Maior e outros, segundo Ivo eram eleitos pelos partidos, que os escolhiam antecipadamente, ressaltando suas qualidades não só profissionais, mas sobretudo intelectuais. 
Meu saudoso tio, Rildo Souto Maior, destacado comunista do estado, que fez o primeiro acordo no campo do Brasil, em Palmares, juntamente com Gregório Bezerra, e o jovem Roberto Freire, me dizia que o primeiro livro falando em comunismo, lhe foi presenteado pelo meu avô paterno , Luís Pereira Júnior. O livro foi a Utopia de Thomas Morus. Segundo Tio Rildo, os "vereadores tinham lá suas veleidades intelectuais". Hoje, um bando de analfabetos, com raras exceções. O meu outro avô que foi vereador, foi Fausto Souto Maior. Comerciante bem sucedido no ramo de tecidos e confecções, foi orgulhosamente um grande rábula, advogado sem formação acadêmica, que se orgulhava de ser um dos homens de confiança de Agamenon Magalhães na região, o homem de Getúlio Vargas no Estado, imbatível eleitoralmente, e, tal qual Getúlio um dos pensadores do nacionalismo getulista. Vovô sempre se orgulhou de ser um dos homens sempre recebidos prontamente pelo governador e líder político estadual. Era um homem sério, comedido, de fala mansa, um intelectual orgânico das elites políticas regionais do seu tempo.
Desejo a Ivo, e toda a sua alegre e brilhante família, muitos anos de vida. Garanhuns lhe deve uma justa homenagem na chagada de seus oitenta anos. Quem for contra não passa de um imbecil e desmemoriado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...