segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BUROCRACIA





Quanto custa a burocracia para o país? Meu irmão é deficiente físico e precisa comprar um carro automático, com descontos, como reza a lei. Pois fazem cinco meses que o mesmo labuta nas repartições, sejam federais ou estaduais, e até agora, nada. Uma ocasião ele foi convocado ao Recife, para levar as cópias das carteiras de identidade e CPF. Será que não tinha uma forma mais moderna de enviar estes documentos? Agora os documentos dormitam na receita federal. Deus sabe quando, mas vão ter que passar pela receita estadual, por causa da isenção de impostos. Depois ainda vem a burocracia das agências. Algumas marcas demoram mais, dizem. Outras menos. Tudo isso para beneficiar um deficiente, que como tal, precisa urgentemente de um automóvel. Este é um dos aspectos do chamado custo Brasil. O chamado serviço público, serve a muita gente decerto, menos ao público. Por isso todo mundo quer ser barnabé. Ganha dinheiro enchendo o saco do povo, e suas funções, são sempre imprescindíveis à nação , segundo o discurso corporativo. Esta situação perdura desde os tempos coloniais. Podbe Brasil, diria o velho Décio Pignatari.

O OVO DA SERPENTE

Já foi detectado há anos, e ninguém toma providências. Este movimento sindical das polícias ainda vei gerar uma grande crise, diante da inação governamental. Ou o governo age com firmeza, sobretudo no campo institucional, reavaliando e lei de greve no serviço público, ou os problemas vão surgindo de forma piorada. Pela unificação das polícias e desmilitarização das polícias estaduais. Proibição de greve ou movimento sindical nos setores de segurança, e saúde. Seria um bom começo. Mas, cadê governo? Mas os governos petistas são ruins mesmo para fazer. Só fazem copiar, e mal.

PRIVATIZAÇÕES

Agora é bacana privatizar. Mas seria melhor começar pela petrossauro. Depois, o Banco do Brasil. As universidades federais e estaduais. Os bancos regionais. As rodovias, aeroportos e portos. O governo passaria a cobrar impostos e fiscalizar, e os serviços melhorariam. Quem duvida? Certamente a gasolina viria de melhor qualidade, e quem sabe, mais barata? Viram , como tem muita coisa ainda para vender?

COMUNISTAS

Perguntei a um querido tio que mora em Santos, se ele era ainda comunista. O bicho ficou brabo, e me disse que no dia em que avistasse Lula o chamaria alto sonante, de traidor. O problema não é Lula trair, afinal ele nem sabe mesmo direito o que vem a ser socialismo. O danado é o meu tio ter acreditado tanto tempo em nele e no PT. Quantos velhos comunistas não se sentem traídos por Lula? São as viúvas de sempre. Porém, segundo o finado meu avô, ele gosta mesmo é de um capitalismozinho. Ou seja, é um burguês enrustido. E ainda torcedor do náutico. Pode?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...