sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SERÁ QUE NÃO FUI ENTENDIDO?

Meu caro Roberto Almeida. Parece que você só é contra tortura contra esquerdista. Eu sou contra todo tipo de tortura e todos os tipos de ditaduras, sobretudo de estados totalitários. Claro que hoje. renego Lênin ou mesmo Gramsci. O primeiro um dos fundadores do estado totaliário soviético, o segundo, mais moderado, defendia uma revolução, digamos, mais processual e um comunista ligado mais aos ideais da segunda internacional cominista. Os dois com uma visão totalitária do poder e da política, como todo bom comunista da primeira metade do século XX.
Creio que os honestos pensadores socialistas hoje também renegam Lênin. Aliás, quem hoje defenderia à luz do dia as idéias de Lênin, de estado totalitário? Roberto, saiba que sob Lênin, os bolchevistas mataram muito mais pessoas do que todo o tzarismo, também de triste memória. Porém, nada que se iguale ao stalinismo, umas trinta milhões de almas. Muitas mortas de fome, pela desestruturação econômica, e a maioria em campos de concentração. E os familiares dos mortos de lá nunca receberam um só centavo de indenização do estado. E o que o amigo diz da ditadura cubana? Só vale tortura contra a esquerda? E os milhares de mortos sob Fidel? E sob Mao?
Denis Rosenfield, se você não sabe, é, hoje, um dos principais filosofos e democratas do Brasil, se você não conhece, seria bom informar-se melhor. Você sabe que, politicamente há muito tempo me posicionei no campo da social-democracia, daí minha simpatia pelos tucanos e liberais. Mas a ditabranda brasileira, que teve aliás períodos distintos, pelo menos nos tempos de Geisel, não era uma democracia, mas tinhamos uma certa liberdade. Você sabe que, foi naquele tempo que começamos a procurar entender de política, quase tudo o que era literatura de esquerda, era livremente publicado. Eu comprava meus livros subversivos nas livrarias do centro do Recife, Livro 7 e dom Quixote. Você lembra destes tempos, não? Digo dita branda, numa interpretação muito interessante do cientista político argentino Guillermo O’Donnel, quando o mesmo faz uma análise brilhante das transições políticas, da Espanha, do Brasil e da Argentina. Quanto a turma do ex pasquim, pelo menos Ziraldo recebe bolsa ditadura, não sei o resto.
Acho que você, meu caro Roberto fez o caminho inverso. De liberal regrediu ao leninismo. Ou quem sabe ao castrismo? Ou será ao lulismo? Eu de minha parte, só acredito em quem luta pelo fortalecimento das instituições democráticas em nosso país e no mundo. Afinal, com todos os defeitos, é, digamos o sistema menos ruim. Ademais, não exiete sistema político perfeito. Quem assim pensa tem uma mantalidade, digamos assim no mínimo autoritária. Sou contra a tortura em todos os níveis, digo e repito. Será quer estou sendo entendido? Porém, digo e repito, que as feridas da ditadura já foram saradas com a anistia. Se fosse para apurar, que apurassem pos crimes do terrorismo esquerdista também. Mas só querem investigar um lado. Ah, bom. Só é crime tortura contra esquerdista? Com a resposta o amigo e agora leninista Roberto Almeida. JÁ FAZEM TRINTA ANOS DA ANISTIA. TRINTA ANOS, E, FAÇAM UMA PESQUISA, SE REALMENTE EXISTEM FERIDAS GRAVES NA ALMA DO POVO BRASILEIRO POR CAUSA DOS MORTOS NA DITADURA? QUEREM FAZER TEMPESTADO EM COPO D’ÁGUA, NÃO?

2 comentários:

  1. Realmente eu não conheço o Denis Rosenfield, são muitas informações e ninguém está obrigado a estar informado de tudo. Pelo artigo dele, no conservador Estado de São Paulo, ele está mais para democrata tucano. Você sabe muito bem que não sou leninista, nem marxista, muito menos stalinista. Sou democrata, vejo coisas positivas no governo de Lula, mas também tenho meu senso crítico com relação a ele e o PT. Serra e FHC também lutaram contra a ditadura e o ex-presidente tentou, como Lula, punir os criminosos de 64. A anistia, ao que saiba, foi para os que tinham lutado politicamente contra o regime. Não foi para perdoar assassinos e torturadores. Quem eram os criminosos da esquerda? Gabeira, Dilma, Brizola, Arraes, Gregório Bezerra, David Capistrano...? Ora Faé, esses nomes conhecidos e outros anônimos levaram ferro, chicote, pau-de-arara e você quer comparar os Fleury da vida com os democratas e os que sonhavam com uma utopia socialista... Do jeito que vai não admira qualquer dia o meu amigo justificando o Holocausto e um certo Adolfo Hitler. Seis milhões de judeus assassinados na 2º grande guerra, 500 na ditadura brasileira (os números foram seus), termina isso não sendo quase nada ou a diferença é grande demais. Quanto a Cuba, eu sei que o regime está podre há muito tempo, o povo vive numa pobreza de dar dó e seria saudável por lá uma democracia. Mas é isso que os EUA e Obama querem? Com certeza não. Eles querem a democracia deles, Cuba voltando a ser um simples bordel americano. Nessa discussão toda, o que importa mesmo é estar a favor dos direitos da maioria, da liberdade, da justiça social. Isso é que eu defendo. Os líderes mundiais, ao que me parece, defendem mesmo são seus próprios interesses (ou de seus países, das suas elites) e até o Lula pode estar nessa, apesar de suas qualidades, embora você não veja nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberto, tudo bem?
    Você ainda perde tempo respondendo a um IDIOTA destes? este recalcado fdp e corno JAMAIS conseguiria se eleger nem inspetor de quarteirão em Caetés.Por isso, toda a revolta com o primo, claro que o dito cujo não é também grande merda.Mas, as críticas ao ex- prefeito tem como única fundamentação a inveja e a falta de competência para "gerir" o nome do pai, coisa que o primo soube fazer. Claro, que só uns "gatos" pingados vão ler, o que estou escrevendo.Isso, se este IDIOTA, tiver coragem de públicar, coisa que duvido.Esta bosta de blog dele é tão lido, que nem contador ele colocou, para não passar VERGONHA.No final do ano quero ter o prazer de ver o candidato dele SIFU.João Paulo colocou um "zé ninguem" na prefeitura de Recife.Será que Lula não terá competência de eleger uma guerreira contra o cabeça de rola doida?

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...